Criada num ambiente de artistas, com a mãe fazendo teatro e a avó dirigindo o Municipal de São Paulo, Belpa iniciou, ainda criança, uma promissora carreira como bailarina. Mas para felicidade dos ouvintes da boa música, ela trocou a dança pela cantoria e, aos 22 anos, aceitou o convite de um amigo e passou a se apresentar pelos bares de Salvador. O esquema de voz e violão ganhou outras proporções e ela encarou o desafio de cantar outros estilos em lugares distantes de sua terra.
Belpa, que se aproveitou da veia artística e da sua ousadia, leva consigo a influência de grandes nomes da música, como Elis Regina, Maria Bethânia, Clara Nunes, George Benson, Donna Summer… Porém, sempre mantém o pensamento de que a música não escraviza, e sim liberta, desfazendo-se dos nós de estilos, ritmos e segmentos, para defender que a música é como uma oração, e que o que realmente importa é como ela toca, como ela comove. Tudo comprovado no seu CD e nos palcos por onde se apresenta, local que ela considera como sua sala de estar: onde ela canta, interpreta, usa a roupa que bordou, e assim todo o conceito de arte, do processo que ela sugou, respirou, tudo se une à sua música e se canaliza num processo, tornado-a não apenas uma cantora; uma artista.
Hoje, quarta-feira, às 19h vai acontecer o show de lançamento do primeiro CD de Belpa (com participações de Mônica San Galo, J.Veloso, Luciano Salvador Bahia, Luis Gutierrez e Maviael Melo), no Ciranda Café Cultura & Artes, Rua Fonte do Boi, 131, Rio Vermelho – Salvador – Bahia.
Continue lendo e veja um pouco mais do evento de hoje.
A cantora Belpa lança seu primeiro álbum no dia 22/12, às 19h, no Ciranda Café Cultura & Artes, Rio Vermelho, com participações de Mônica San Galo, J.Veloso, Luciano Salvador Bahia, Luis Gutierrez, Maviael Melo e A Volante do Sargento Bezerra. O disco, produzido por Kiko Souza e com composições de Márcio Valverde, teve os arranjos preparados por diversos músicos, como Duarte Velloso e Júnior Figueredo. As 11 faixas, de acordo com Belpa, refletem sua própria vida e, juntas, são como uma colcha de fuxico, com diversos segmentos, e com a essencial participação dos instrumentistas que a ajudaram nesse importante passo na carreira.
Confira um pouco da música nos sites: PalcoPrincipal e MySpace.