Investimento sempre foi um assunto que muitas pessoas evitam falar, por acharem que é difícil investir o seu dinheiro. Mas depois dessa leitura você ficará mais confiante e terá opções de investir seu dinheiro de forma fácil e segura. Continue lendo o post abaixo!
Porque investir meu dinheiro?
Investir dinheiro às vezes é visto como um bicho de sete cabeças, muitas pessoas acham que só quem trabalha na área financeira pode investir, mas com um pouco de estudo do setor e analisando bem as possibilidades, qualquer pessoa pode se tornar um investidor. O investimento pode ser uma garantia de uma renda extra no futuro, ou uma reserva para momentos difíceis.
Geralmente não damos valor a isso por temos a prioridade de pagar as contas e gastar dinheiro com compras, cervejas e lazer. Mas é claramente possível investir e continuar fazendo tudo o que você já faz atualmente ,basta ter planejamento.
4 Formas de investimento para iniciantes
• Tesouro Selic
O Tesouro Direto é o investimento mais seguro do mercado atual. Funciona de forma simples, ao comprar um titulo publico inteiro ou uma fração de um titulo, o investidor empresta dinheiro ao governo e é remunerado por isso.
Qualquer pessoa pode investir, basta procurar um banco ou corretora para intermediar a negociação e escolher o melhor titulo que se enquadra no seu objetivo. Se atente para não investir mais que deve, até porque não dá pra ficar sem tomar aquela breja no fim de semana, né?
Ao aplicar no Tesouro Direto, é preciso se atentar as taxas cobradas pelas instituições financeiras autorizadas a negociar os títulos, chamadas de agencias de custodia. Além dessas taxas, você deve considerar que a aplicação em títulos públicos sobre tributação de Imposto de Renda.
• Fundo Simples
Uma alternativa de baixo risco e custo reduzido para quem ta começando a investir, é o Fundo Simples. Esses fundos são indicados para os investidores que não querem abrir conta em corretora e preferem deixar que o gestor de fundo cuide do seu dinheiro.
É cobrada uma taxa de administração, quanto menor o investimento, mais alta é a taxa, alem do imposto de renda, que é cobrado por meio do sistema de tributação conhecido como ‘’come-cotas’’, no qual o imposto é cobrado em maio e novembro e deduzido por meio de redução no numero de cotas do fundo. Ou seja, é simples, porém, pode ter uma rentabilidade menor que a do Tesouro Direto.
• CDB
O CDB é relativamente parecido com o Tesouro Direto, já que a pessoa empresta dinheiro ao banco e recebe uma remuneração em troca. O mais comum é que os CDBs sejam pós-fixados e atrelados ao CDI, o que significa que eles pagam ao investidor certo percentual dessa taxa, que fica próxima a taxa Selic.
É indicado para quem ta começando que esses investimentos sejam feitos em bancos médios ou pequenos, por garantirem uma rentabilidade maior. Veja como otimizar seus rendimentos em CDB.
• Poupança
Talvez seja a forma mais popular de investimento, a caderneta de poupança rende, no mínimo 6,17% mais a taxa de referencial (TR), sua principal vantagem é a isenção do imposto de renda, por isso não descarte a poupança. Se você tem pouco grana e não tem tempo para ler sobre investimentos, é a melhor opção para você fazer seu dinheiro render.
Nesse post você conseguiu ver várias formas de garantir uma reserva financeira no futuro sem deixar de aproveitar seu tempo livre. Não precisa se preocupar mais, você vai conseguir continuar tomando umas e outras e investir seu dinheiro! Marque aquele amigo que também não sabe como investir e precisa dessas dicas!