No próximo domingo (20), nana (BA) se apresenta no encerramento do projeto Conexão Vivo ao lado de Otto (PE) e Pedro Rosa de Morais (BA) na Concha Acústica do TCA. E é o trabalho intimista e experimental dessa cantora e compositora baiana que lhes apresento hoje:
Antes mesmo de ingressar no curso de Composição e Regência da Universidade Federal da Bahia, Ananda Lima, que atende pelo nome artístico nana, já possuía repertório autoral. Desde a adolescência já compunha para a banda Salette Morgana, da qual fazia parte como cantora e principal colaboradora. Com o fim da Salette, nana não parou de compor, tendo escrito naquela época algumas das músicas que hoje integram seu repertório. Anos depois, em 2009, durante a graduação em jornalismo, nana passou quatro meses como intercambista em São Petersburgo, Rússia, e lá teve a oportunidade de gravar em estúdio quatro de suas canções acompanhada de músicos locais. Essa experiência foi fundamental para o amadurecimento da relação de nana com a música, levando-a a considerar fazer disso sua profissão.
De volta ao Brasil, em 2010, nana decidiu abandonar o curso de jornalismo e estudar música. Nesse mesmo ano, participou das trilhas dos curtas Roupas no Varal (de Maurício Lídio), em co-produção e sob a orientação do compositor David Tygel (Boca Livre) e Lemon Lips (de Marccela Vegah), com a colaboração de João Vinícius. Foi a partir desse último encontro que teve início a parceria com o guitarrista e também compositor; atualmente principal colaborador musical de nana . Com a ajuda de João, decidiu regravar as músicas que já havia composto, criando novos arranjos, e com uma abordagem mais eletrônica. Tendo escolhido trabalhar sem a participação de outros músicos, e acreditando nas possibilidades de criação que o computador e os softwares de áudio poderiam oferecer, nana adotou um terceiro integrante: o computador.
O computador faz com que o trabalho com os instrumentos e os arranjos seja limitante em alguns aspectos, já que, por exemplo, existem efeitos que só são possíveis de conseguir com a execução humana. Por outro lado, ele amplia as possibilidades de duas pessoas conseguirem executar, sozinhas, uma vasta gama de instrumentos e efeitos sonoros, além de permitir um cuidado maior com os detalhes. O som de nana , no entanto, não é totalmente eletrônico. Após programar as bases no computador – compostas geralmente de bateria, percussões, baixo e efeitos timbrísticos e texturais – o passo seguinte é acrescentar instrumentos não-eletrônicos, como piano, guitarra, escaleta, teclado e voz. O uso de samplers e ruídos é também frequente, criando camadas texturais mais complexas, embora todo o conjunto preze sempre pela simplicidade.
Intimista, mas também dançante, o show de nana conta com um repertório equilibrado entre músicais autorais e covers. nana e João se revezam no palco entre piano, teclado e guitarra, acampanhados de bases pré-editadas e reproduzidas eletrônicamente. Seu show de estréia, em 7 de outubro de 2011, aconteceu no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) durante o evento Zona Mundi, promovido pelo Conexão Vivo e Maquinário Produções. Também em outubro, realizou um show menor, no Sebo Praia dos Livros, com casa cheia. Já em 2012, no dia 12 de março, se apresentou na Sala do Coro, dentro do projeto Conexão Vivo na Sala do Coro, com show inteiramente gravado para dar origem a um DVD.
Nana no Conexão Vivo – Sala do Coro
O trabalho minucioso não fica apenas por conta da produção musical. Desde o início de sua carreira, o conceito visual foi uma grande preocupação de nana , que trouxe algumas de suas influências como ilustração infantil e a montagem russa soviética para os elementos gráficos que compõem o projeto. O site www.ouvindonana.com foi pensado e elaborado pela própria cantora, sendo possível identificar essas referências principalmente na opção de mesclar tons pastéis e ilustrações às fotografias em preto e branco. Fazendo uso de técnicas simples de recorte e colagem, nana , junto à equipe de produção visual e a direção de arte de Agnes Cajaiba, elaborou uma identidade visual muito particular, que dialoga perfeitamente com a estética de sua música.
Videoclipe de Expressionismo Alemão
Sua atual música de trabalho é ‘expressionismo alemão’, cujo videoclipe teve lançamento online no dia 2 de outubro de 2011, e, desde então, tem tido recepção positiva e uma quantidade crescente de acessos ao canal no youtube. As músicas, vídeos, letras, informações e notícias sobre nana estão todos concentrados no site.
Quer conferir ao vivo?
Encerramento do projeto Conexão Vivo – com Otto (PE), Nana e Pedro de Rosa Morais
Quando: Domingo, 20 de maio, 18h
Onde: Concha Acústica do TCA
Valor: R$20 (inteira) e R$10 (meia)