Nós, do Papo de Buteco, recebemos o convite e também estamos experimentando a tão comentada nova interface do Novo Orkut. Depois de assistirmos vídeos bem empolgados dos novos usuários, resolvemos listar para vocês o que achamos deste esforço do Google em se manter vivo diante de concorrentes como o Facebook e o Twitter.
Abaixo, os 11 pontos mais relevantes, em nossa opinião.
1. A interface (-)
Pobre. Não tem muito o que se dizer dela. Aos usuários com os quais tivemos contato, a opinião foi unanime: “parece um blog porcamente feito”. Em comparação com o visual anterior, o novo é uma regressão. Sem sombreados, ou bordas arredondas, nada que pareça moderno. Apenas uma página chapada, que tenta enganar o usuário com a possibilidade de usar cores (que são poucas e modificam pouca coisa).
Mas não se espante se alguém gostar. Primeiro, porque gosto é particular a cada um. Segundo, porque essa pessoa provavelmente é um nerd ainda se rende ao visual oldschool do Atari.
2. Amigos (+)
Agora você não precisa mais passar páginas para achar os seus amigos. Basta descer a barra de rolagem e pronto. Facilitou o processo, principalmente para quem tem muitos contatos! Isso, para nós, foi um ponto mega-positivo.
3. Comunidades (-)
Apesar de usar o mesmo sistema que os amigos, não funciona tão bem quanto. O grande charme de fuçar o orkut dos outros, estava em olhar as comunidades com suas descrições enormes e coloridas, página por página. Agora, vê-se tudo numa página só, apenas os nomes (pela metade) e as fotos. Perdeu a graça.
4. Microblog / Twitter (+)
Sabe aquela barrinha de status, que fica no topo do perfil e as pessoas não sabiam bem como usar? Agora ela tem uma verdadeira utilidade. Você escreve uma frase e seus contatos podem comentar. Isso equivale, mais ou menos, a um comentário comum de blog, e se render, pode simplesmente virar um chat improvisado. Quando você escreve uma nova frase, a anterior sai do seu perfil. É aparentemente legal, mas tem a mesma utilidade do Twitter.
5. Perfil (-)
Como a interface nova é meio “reta” e excessivamente “clean”, não existe muita diferença gráfica entre uma parte e outra. Então, quando você entra no perfil de outra pessoa, o perfil, os recados (sim, é isso mesmo!) e os depoimentos, nessa ordem, são exibidos na página principal, apenas com uma palavra, QUE NÃO CHAMA ATENÇÃO, servindo como divisória. Ou seja, o visual do perfil está confuso.
6. Página Inicial (-)
Sofre do mesmo problema do perfil. Como não há diferença gráfica, até que a gente se acostume, as pessoas que nos adicionam vão penar até os convites serem notados. Como tudo tem o mesmo tamanho, a mesma fonte e a mesma cor, as informações parecem bagunçadas e misturadas (embora não estejam).
7. Amigos Sugeridos (+)
Agora, o Orkut colocou uma lista de amigos sugeridos na sua página inicial (olha o Facebook!). Então, se você tem amigos em comum comigo (de preferencia, muitos), eu aparecerei na sua lista de sugestões. Pra quem quer contatos apenas pra fazer número é uma ferramente maravilhosa. Pra quem quer reencontrar o perfil de um velho amigo, é melhor ainda.
8. Foto do Perfil (-)
Pra quem gostava da liberdade de usar fotos no tamanho que quisessem, acabou a mamata. O Orkut decretou o fim das fotos retangulares. A partir de agora, só fotos quadradas, sem chance de meios para burlar. Não chega a ser uma imensa desvantagem, mas é chato não ter poder de escolha. Eles nos deram a chance de escolher a cor do nosso perfil, mas em troca, nos tiraram a chance de personalizá-lo de outras formas.
9. Fotos dos álbuns (+)
10. Velocidade (+)
Definitivamente, o Orkut está mais rápido. Bacana… Mas e daí? Quem se importa?
11.Pessoal e Profissional (-)
Diga adeus às abas pessoal e profissional. Não que elas fossem lá essas coisas, mas quem mais vai se importar com o que eu aprendi com os relacionamentos anteriores?
E pra quem quiser convite para o Novo Orkut, aguardem. Ainda não temos.